Fonte – Pedagogia Vicentina: Concepções, Compromissos e Práticas. Projeto Político Pedagógico Pastoral. 2019
Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Província de Curitiba. Rede Vicentinca de Educação. CEEPAC. Pedagogia vicentina: concepções, compromissos e práticas. Projeto Político Pedagógico Pastoral. Curitiba, 2019.
A Educação Vicentina, em sua busca por ser, agir e conviver, por meio de experiências de conhecimento mediadas em situações de aprendizagem expressivas e estimulantes, busca a construção da formação integral do educando. Nos empenhamos em “fazer com” nossos estudantes e não mais “para”, convertendo o espaço escolar em comunidades de aprendizagem onde o ensino não é um fim em si mesmo mas um meio para que se alcance o aprendizado.
A mediação da produção do conhecimento se dá com respeito às singularidades e às diferenças de cada educando, protagonista na construção e ressignificação do conhecimento, responsável por suas escolhas na criação de seu projeto de vida.
A Pedagogia Vicentina reside em novas perspectivas educacionais que orientam nossas formas de compreensão, relação e ação quanto à docência, ao estudante, à escola, à organização curricular, à participação da família, o que será mediado nas Instituições Educativas por um Programa de Formação Continuada, de todos os sujeitos da Comunidade Educativa (educadores, estudantes e famílias), numa lógica de “desenvolvimento de uma cultura aberta ao diálogo e à aprendizagem permanente”, capaz de integrar família, escola e comunidade local.