A Pastoral Escolar Vicentina (PEV) é entendida como:
I. Identidade: setor institucional responsável pelo planejamento, articulação e dinamização da ação evangelizadora junto à comunidade educativa. No centro desta ação está a proclamação do Reino de Deus, revelado e testemunhado por Jesus de Nazaré, e particularmente assumido em referência às experiências apostólicas dos Fundadores, Vicente de Paulo e Luísa de Marillac.
II. Missão: ser um espaço de cuidado e acompanhamento, educação da fé e serviço evangélico a toda comunidade educativa.
III. Eixos de atuação:
a) Dimensão celebrativa, enquanto elemento singular da experiência religiosa, integrando as percepções rituais, culturais e estéticas;
b) Dimensão de anúncio-diálogo, explicitando dialogicamente e em diferentes linguagens o conteúdo da fé cristã;
c) Dimensão da caridade, como tradução do amor-serviço ao próximo, com atenção especial às situações de vulnerabilidade humana, psíquica, cognitiva, relacional, espiritual, eco-sociológica que se apresentam no campo de interação e intervenção da escola.
IV. Programas de Ação:
-Programa Mística Vicentina, relacionado ao eixo místico/celebrativo.
-Programa Formação Continuada, relacionado ao eixo formativo/integrativo.
-Programa Solidariedade, relacionado ao eixo pastoral/solidário.
V. Instâncias de organização e responsáveis:
A Pastoral Escolar Vicentina se organiza nas seguintes instâncias:
Local: em referência à realidade de cada Instituição, cabendo a esta estabelecer as estruturas e designar os/as responsáveis imediatos para o trabalho pastoral.
Embora a ação pastoral esteja em relação com toda comunidade educativa, são seus responsáveis imediatos em nível local:
- Coordenador/a de Pastoral, preferencialmente um/a educador/a leigo/a, cristão/ã, comprometido com a comunidade de fé e com a proposta do carisma.
- Assessora de Pastoral, função assumida, em geral, por uma Irmã Filha da Caridade.
Provincial: concernente ao conjunto das Instituições Educacionais da Província, tendo a função de articulação, assessoria e acompanhamento das instâncias locais a partir do projeto comum. O espaço de referência e gestão da PEV em âmbito provincial é a Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC), sendo seus responsáveis imediatos:
- Coordenadora Provincial, uma Irmã Filha da Caridade designada pelo Conselho Provincial.
- Equipe Ampliada, constituída a partir da representação das Instituições locais.
- A Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC) como um todo, sendo uma instância de diálogo e deliberações.