Pastoral Escolar Vicentina

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Pastoral Escolar Vicentina (PEV) é entendida como:

I. Identidade: setor institucional responsável pelo planejamento, articulação e dinamização da ação evangelizadora junto à comunidade educativa. No centro desta ação está a proclamação do Reino de Deus, revelado e testemunhado por Jesus de Nazaré, e particularmente assumido em referência às experiências apostólicas dos Fundadores, Vicente de Paulo e Luísa de Marillac.


II. Missão: 
ser um espaço de cuidado e acompanhamento, educação da fé e serviço evangélico a toda comunidade educativa.


III. Eixos de atuação:

a) Dimensão celebrativa, enquanto elemento singular da experiência religiosa, integrando as percepções rituais, culturais e estéticas;

b) Dimensão de anúncio-diálogo, explicitando dialogicamente e em diferentes linguagens o conteúdo da fé cristã;

c) Dimensão da caridade, como tradução do amor-serviço ao próximo, com atenção especial às situações de vulnerabilidade humana, psíquica, cognitiva, relacional, espiritual, eco-sociológica que se apresentam no campo de interação e intervenção da escola.


IV. Programas de Ação:


-Programa Mística Vicentina
, relacionado ao eixo místico/celebrativo.

-Programa Formação Continuada, relacionado ao eixo formativo/integrativo.

-Programa Solidariedade, relacionado ao eixo pastoral/solidário. 


V. Instâncias de organização e responsáveis:

 

A Pastoral Escolar Vicentina se organiza nas seguintes instâncias:

Local: em referência à realidade de cada Instituição, cabendo a esta estabelecer as estruturas e designar os/as responsáveis imediatos para o trabalho pastoral.

Embora a ação pastoral esteja em relação com toda comunidade educativa, são seus responsáveis imediatos em nível local: 

Coordenador/a de Pastoral, preferencialmente um/a educador/a leigo/a, cristão/ã, comprometido com a comunidade de fé e com a proposta do carisma. 
Assessora de Pastoral, função assumida, em geral, por uma Irmã Filha da Caridade.

 

Provincial: concernente ao conjunto das Instituições Educacionais da Província, tendo a função de articulação, assessoria e acompanhamento das instâncias locais a partir do projeto comum. O espaço de referência e gestão da PEV em âmbito provincial é a Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC), sendo seus responsáveis imediatos: 

Coordenadora Provincial, uma Irmã Filha da Caridade designada pelo Conselho Provincial. 
Equipe Ampliada, constituída a partir da representação das Instituições locais. 
- A Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC) como um todo, sendo uma instância de diálogo e deliberações.

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