O trabalho educativo com o Ensino Fundamental nas Instituições Educacionais Vicentinas está voltado para o desenvolvimento do pensar, do refletir, do questionar, do analisar, do interpretar, do compreender e do transformar para um mundo melhor, mais justo e solidário para todos e todas, tendo como orientadores das ações pedagógicas os seguintes princípios:
Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação;
Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais;
Estéticos: de cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.
É objetivo do Ensino Fundamental assegurar a formação de cidadãos aptos a participar democraticamente da vida social e proporcionar aos educandos e educandas a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.
Veja mais:
ATIVIDADES EXTRAS
NORMAS PARA CONFECÇÃO DE TRABALHOS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: 6º, 7º E 8º ANOS