Como Direções e Coordenações Pedagógicas das Instituições Educacionais Vicentinas da Província de Curitiba, nos reunimos na Casa Provincial entre os dias 23 e 25 de junho. Voltado aos/às profissionais de Colégios, Escolas e Centros de Educação Infantil Vicentinos (CEIVs), o encontro objetivou promover momentos de mística, estudo, partilha e convivência a fim de contribuir na formação continuada destes/as profissionais.
O primeiro dia, 23 de junho, voltado especificamente às Coordenações Pedagógicas, teve como foco temático a Identidade do Carisma Vicentino e sua articulação com o processo pedagógico e pastoral assumido pela Educação Vicentina, tema que foi desenvolvido pela Equipe da Comissão Especializada de Educação (CEEPaC). Contamos com a valorosa contribuição de Irmã Therezinha Remonatto, Filha da Caridade, em uma visita guiada pela Capela da Medalha Milagrosa e os arquivos da Província. Entendemos que conhecer e amar nossa história é pressuposto para passos conscientes, sólidos e fecundos; por isso, o exercício de volta às fontes e contato com o cerne da identidade institucional, que é o carisma, é uma tarefa permanente e atual. Conduzida pela Profª Fátima Chueire Hollanda, do SINEPE/PR, também refletimos sobre Inclusão Escolar, tema de atual importância para realidade escolar.
No dia 24, segundo dia, às Coordenações somou-se as Irmãs Diretoras. Prof. Aloirmar da Silva, gestor escolar de Vila Velha/ES, conduziu o grupo em uma envolvente reflexão sobre Gestão Pedagógica, trazendo provocações e apontando caminhos para qualificar as relações e práticas educacionais. Sendo a espiritualidade um dos princípios fundamentais da nossa missão, concluímos o dia com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Eusébio Spisla, Diretor Provincial.
A pauta do último dia, 25, focou em assuntos voltados às Direções Pedagógicas, tendo a assessoria inicial da Profª Silvana Sartor, que desenvolveu o tema Atribuições e Competências da Equipe Pedagógica. Concluindo o encontro, a CEEPaC conduziu uma roda de conversa por perfil institucional, buscando suscitar uma síntese propositiva dos conteúdos trabalhados e, ao mesmo tempo, organizar as bases para o calendário de atividades de 2017.
Como afirmado por Irmã Suzanne Guillemin, “a competência é uma questão de justiça”. Atualizar o carisma que nos foi legado por nossos Fundadores, Luísa de Marillac e Vicente de Paulo, implica no movimento de colocar nossos princípios e valores em diálogo e cooperação com os diferentes contextos socioculturais, e com os diversos saberes existentes. O serviço dos pobres, horizonte e sentido de nossa missão, passa por essa prática dialógica e comprometida com a realidade, que nos permite dar uma contribuição significativa e contextualizada em prol de uma sociedade mais justa, humana e solidária, tal como expresso em nossa visão institucional.
Comissão Especializada de Educação
Província de Curitiba
"A competência é um dever de justiça, qualquer que seja a atividade que desempenhamos. Todos os nossos gestos de caridade tornam-se gestos técnicos, comandados pela ciência, que reclamam formação prévia. As pessoas que se nos dirigem tem o direito de pensar que temos os conhecimentos necessários, no estado atual das coisas, para lhes prestarmos um bom serviço, quer se trate de assistência, de instrução ou de educação [...] não se pode prestar um serviço em nome de Deus se não for iluminado por uma suficiente competência”. (Irmã Suzanne Guillemin).