“Para mim, não há maior alegria do que saber que meus filhos vivem na verdade” (3 João 1,4)
Queridos pais
É com uma imensa alegria que externamos o nosso sentimento de gratidão a vocês. Gratidão, como disse Antístenes: “É a memória do coração”. Assim, queremos abrir o nosso coração... O coração do Colégio Vicentino Santa Cruz e fazer memória deste ano de 2016.
Queremos agradecer por nos confiar aquilo que vocês têm de mais precioso: os seus filhos. E por acompanharem com suas presenças o conhecimento que está moldando cada um de seus filhos. Sempre que convocados compareceram, fazendo parte imprescindível neste processo de descobrimento do mundo e da existência através do conhecimento. Sentando e estudando, fazendo a tarefa juntos, numa cumplicidade de amigos onde a presença é a base sólida de um aprendizado eficaz.
Assim, vocês, pais, nos ensinaram neste ano que não existe coisa mais sublime na vida de um filho do que a presença e o colo dos pais. Constatamos isso no brilho dos olhos, nos sorrisos verdadeiros e na alegria estampadas em suas faces quando se deparavam com as suas presenças em nossos eventos. Desta maneira, constatamos aquilo o que Augusto Cury declara: “Declare a seus filhos que eles não estão no rodapé de sua vida, mas nas páginas centrais da sua história”.
Acreditamos com vocês, pais, naquilo que Pitágoras, no século V a.C, dizia: “Educai as crianças e não será preciso castigar os homens”. Sonhamos com uma sociedade mais justa, mais honesta e, sobretudo, mais fraterna. E que podemos mudar uma realidade através da educação. Em nosso sonho contemplamos o conhecimento como forma de plasmar o ser humano na dimensão intelectual, espiritual, social e fraterna. Cremos que “a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (Paulo Freire). Obrigado por acreditarem neste sonho.
Com muita gratidão e alegria desejamos um feliz Natal, no qual o menino Jesus nasça na manjedoura do seu lar para que a família unida comtemple e adore o autor e o sentido da vida.
Direção